terça-feira, junho 05, 2007

A primeira comunhao de Iva.

Dia 20, 1460 Km. Pridejor, Bosnia.
Sera uma mensagem breve e sem imagens... Estou num daqueles postos de internet, em pe, com moeda, numa estacao de correios. Nao existe uma tomada usb exterior para ligar a camara.
Apos Kocejve, Eslovenia, pedalei 2 dias mais ate cruzar a fronteira para a Croacia.
Em Karlovac, Croatia, testemunhei outra carga diluviana. Muito tempo numa esplanada coberta, tentando actualizar o diario, que ainda vai em Italia... No momento da hidrotregua pedalo 14 Km ate uma camping, em Duga Resa.
Esta zona apresenta muitas marcas visiveis de uma guerra ainda recente. Varias casas tem marcas de bala nas fachadas e muitas estao desabitadas. Segundo me contaram, ou o dono dessa casa morreu nos confrontos ou entao acabou por ficar no pais em que obteve refugio. Sobretudo Alemanha.
A comunicacao em Ingles vai tendo cada vez menos sucesso mas o entendimeto basico acaba garantido.
Relativamente a Eslovenia, noto na Croatia um temperamento mais fechado nas pessoas. A Historia proxima facilmente o explica.
O ponto alto do contacto social entre o ciclista e o povo autoctone teve lugar na tarde de Domingo...
A poucos Km antes da povoacao de Glina, sou chamado para um monumental banquete, a escala daqueles que ilustram as ultimas paginas dos livros de Asterix. Era um terreno junto a estrada, com uma bonita casa em madeira e uma lagoa com gansos. Tratava/se da festa da primeira comunhao da pequena Iva, de 10 anos. Estava toda a familia. Havia cordeiro no espeto, uma enorme serta com goulash cozinhada sobre um bidon... cerveja a rodos, varios pratos com doces... Deviam ser umas 30 pessoas e eu fui tratado com toda a honra e as maiores mostras de hospitalidade. Tambem havia toda a classe de personagens.... o acordeonista, o moco que, numa demonstracao teatral encenou a morte do cordeiro... o policia que saltou duas vezes, todo nu, do telhado da casa para a lagoa e que era recebido com um copo de aguardente na chegada a margem... o condutor de ambulancias... o computer manager que de ingles apenas sabia dizer _ Canon printers! Yeah!
Fiquei na mesa destinada as criancas e aos mais jovens. Ai o ingles era mais fluente. Nunca me faltou comida ou bebida... apenas interrompido pelo momento em que quiseram que posasse para uma foto de familia segurando uma grande carpa recem pescada...
Insistiram para que dormisse na casa. Ai, dormi apenas eu, ja que todos voltaram a cidade. A casa foi construida ha apenas um mes. E uma casa de familia, para este tipo de reunioes.
Com eles, informei/me sobre a Bosnia. Estava demasiado proximo da fronteira e tinha que decidir o que fazer com a curiosidade. Garantiram/me de que esta absolutamente seguro visitar o pais.
Assim, ontem entrei na Bosnia por Novi Grad. A medida que fui abandonando a Croatia encontro lugares cada vez menos povoados... Muitas casas vazias, com marcas de um abandono forcado. A paisagem continua densa de floresta.
Novi Grad recebe/nos com comercio. Muitas lojas e estabelecimentos de fast food com as portas viradas para a fronteira. Avanco ainda 30 Km e durmo no jardim de um restaurante onde comi trutas muito frescas. Pescadas no rio mesmo em frente.
A comunicacao verbal continua a conhecer dificuldades mas de alguma forma vou fazendo com que sejam entendidos os meus propositos. Sinto/me bem e seguro. Esta vivencia de estrada vai treinando a nossa habilidade para entender sinais mais subjectivos.
Hoje espero ainda passar por Banja Luka e seguir um pouco mais, numa progressao que me levara de novo a uma fronteira croata.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tem cuidado Sparrow, não te aventures mto por locais "deserticos".

estou escutando a radio tamarugo.

:)

cotovia

2:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá, meu querido sobrinho!
Até que enfim podemos escutar Rádio Tamarugo. Já a tinha sintonizado algumas vezes, mas apanhaste-me desprevenida. Já cá não vinha há uns dias , mas sempre a espreitar o correio.
Gostei muito dos relatos. Mais uma vez, uma prosa muito sentida e cheia de graça.
Tanta chuva e tanto calor...Cuida-te, sim?
Também digo como a "Cotovia" - não te estendas por sítios muito isolados.
E a comida, tem sido boa?
Hoje está muito calor. Vou a PS no fim de semana. Fico à espera de mais notícias.
Boa viagem e um beijo grande. Tia

9:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Canon printers! Yeah!" Lindo! :D

Abraço!

2:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home