quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Chile, de novo.


_A 17Km de voltar ao Chile.

Para começar, muito obrigado a todos quantos enviaram mensagens de ânimo e expressaram a vontade de que esta viagem recomeçasse nos moldes em que decorria (muito bem e a pedais).
É muito bom sentir-me assim acompanhado e reconhecer que estes relatos importam bastante.
- - -
Estou de novo em Puerto Montt, 16 dias depois de quase todos os meus pertences terem passado à classe marginal chilena e os pratos da balança que tanto oscilaram nos caminhos do deserto terem mesmo saltado dos apoios.
- - -
Quando pude ter nova emissäo de passaporte, cruzei a fronteira com a Argentina. Estive com amigos em Bariloche (contei em post anterior) e em Buenos Aires.


_Matias, Hernan, Jorge, Cecilia e Fernando.

Na capital fui recebido pelo Daniel e a Gaby que fizeram tudo para expressar a alegria com que me recebiam e se empregaram criativamente para que a minha estadia fosse a melhor possível.


_Daniel e Gaby, em San Telmo com pizza e Quilmes.

Também a sua ajuda foi preciosa nas compras que tive que efectuar.
Já tenho bicicleta e câmara fotográfica (para documentar a viagem à altura que lhe corresponde).
Ambas aquisiçöes foram resultadao de grande pesquisa. Valeu a pena comparar tantos preços. O "veículo" foi comprado nos arredores de Buenos Aires (bem mais barato do que na cidade) e a câmara através de um leiläo de internet (recolhida numa loja de alimentos para animais, também nos subúrbios).
Os meus amigos "porteños" souberam levar-me aos melhores sítios. Näo faltou a "saltimboca" (carne salteada com vegetais) como especialidade gastronómica de uma antiga carruagem restaurante. Os carris em que se apoia já näo a vêem mover mas a ambiência interior mantem-se inalterada.
Almoçámos um rico "asado de costillar" no restaurante "El Portugues" em Pilar e passeámos de barco pelo rio Sarmiento junto à zona de Tigre.
Os bairros de San Telmo (de onde tenho as melhores memórias do ano de 98) e La Boca também näo foram poupados.


_San Telmo.


_Mercado de antiguidades em San Telmo.


_Mercado de San Telmo.


_Cortázar em San Telmo.


_La Boca.

Em La Boca fica o "Samovar de Rasputin". Era este bar que frequentava com Hernan (também em 98), onde assistíamos a vivos de "blues". Estar de dia é bastante diferente mas foi muito bom poder regressar.


_"El Samovar de Rasputin".


_ Pormenor do interior de "El Samovar de Rasputin".

No nosso "recorrido" pela cidade houve ainda lugar para duas paragens em emblemáticos cafés da cidade: "Las Violetas" e "Café Tortoni" (frequentado por Borges, Gardel e Alfonsina Storni).


_Pormenor do tecto do "Café Tortoni".


_Tita Merello no "Tortoni".

- - -
Voltei a Bariloche (mais 20 horas de autocarro...). Estive um dia.


_"Cabaña em Bariloche".


_Playa Bonita. Lago Nahuel Huapi. Bariloche.

O Jorge e a Cecília fizeram questäo de me trazer a Puerto Montt, aproveitando as suas férias.


_Jorge e Cecilia, em casa. Bariloche.

Comprámos sandes e "facturas" (bolos, em "argentino") para a viagem. Como näo se pode entrar no chile com produtos alimentares, o Jorge esforçou-se para que toda a mercadoria cruzasse a fronteira, dissimulada de qualquer controlo, já fazendo parte do aparelho digestivo.
Preferiram que abordássemos a fronteira em separado. Pedalei antes e depois de ambos postos de polícia internacional e aduana.


_Entre a fronteira argentina e chilena.

Separámo-nos em Puerto Montt, com chuva. Iriam dormir a Puerto Varas (20 Km a norte, mais agradável que esta cidade onde me encontro e da qual näo tenho as melhores memórias).
Fui ao terminal de autocarros, esperando ser abordado por alguém que me oferecesse "hospedaje". Tal näo tardou muito a acontecer. Uma senhora levou-me à sua casa onde, no primeiro andar, tem vários quartos separados por finas paredes de madeira.


_"Hospedaje" em Puerto Montt.
- - -
Hoje, o sol fez forte presença no amanhecer e assim se tem mantido.
Este relato está, por demais, em formato "telegrama". Certamente näo é a melhor forma de agradecer tantos comentários que chegaram mesmo com a "emissäo fechada". Prometo fazer melhor em próximos capítulos.
Apesar de ter passado estes dias entre amigos, estou saturado de tanto ter tido que resolver para voltar a chegar aqui.
Hoje mesmo, passei a manhä de volta de mais um pequeno "problema" logístico e tenho vontade de, finalmente, voltar a pedalar, deixar esta cidade e tomar a, näo asfaltada, carretera austral. Pelo final do dia, deverei chegar a Caleta La Arena onde farei uma pequena travessia de ferry.
- - -
A fechar, sabendo que nunca por palavras estarei à altura de o demonstrar, envio um grande beijo de agradecimento à gerência por ter possibilitado que esta viagem continuasse.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bom ouvir a Rádio Tamarugo outra vez a transmitir do Chile. Tudo de bom nos teus novos pedais.

Beijinhos
Rita Lynce

11:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

OLÁ, de novo! Que bom ter notícias tuas, ainda que eu seja sempre informada dos teus contactos telefónicos. Recomposto deste imprevisto, quero muito que as pedaladas se cumpram com toda a tranquilidade. Fico à espera de mais e boas notícias. Muitos beijinhos e muitas saudades.
Tia

1:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só agora estou acompanhando essa louca e apaixonante aventura que me faz uma tremenda inveja.
Que, apartir desta "nova etapa" corra tudo melhor.
Um abraço pedalado
Álvaro Moura

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hey, Joe!

Tantos dias a tentar sintonizar Rádio Tamarugo e só se ouvia estática...

"Corre dijo la tortuga, atrévete dijo el cobarde,
estoy de vuelta dijo un tipo que nunca fue a ninguna parte."

abraços dos grandes, para um bom recomeço

4:13 da tarde  
Blogger pita da vespa said...

olha lá: ja alevantaste um pino pa estrear a psicleta nova?

abraço,
pita

3:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá João!
Sintonizei a "Rádio" todos os dias à procura de notícias. É bom saber que já estás equipado e no caminho certo. Que a partir de agora a balança "pese" apenas as coisas boas.

Até breve.

7:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hola Joao:
Te dejé 3 comentarios en el Archivo de Paso Samoré.
Los correos que te enviamos nos rebotan.
Nuestros teléfonos:
09-3208802 (Claudio), 08-5011639 (Mauro), 02-4940224 (Depto.), 6769881 (Lucy Oficina).
correos:
lmorales@junji.cl
claudio.calderon@newoffice.cl
mordok79@hotmail.com
Escribenos o haz comentarios acá, yo veo tu página al menos dos veces por semana.
Cariños
Lucy

6:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hola Joao: como estas te estamos esperando tienes que avisar por mail o telefono cuando vengas a Santiago.

Aca todos super bien.

Suerte

Claudio.
Claudio.calderon@newoffice.cl

7:33 da manhã  
Blogger Diário de Natureza said...

João

Continuo a seguir-te...
beijinho
Luisa

12:04 da tarde  
Blogger Diário de Natureza said...

onde estas João, tens o mesmo email? manda me email por favor. Luisa

9:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Linda viagem, estou para ir por este caminho de moto em 2010. Foi muito útil ver seu blog, parabéns, me ajudou muito a pensar meu roteiro. Sou brasileiro e quando voltar a Portugal irei te procurar.

Ary

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Algo deslumbrante só é visto através dos nossos próprios olhos, sei que suas fotos expressam apenas uma noção do é a realidade, por isso estou estasiado para poder estar naqueles lugares.
Grande abraço.

Ary
aryturis.blogspot.com

5:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home