sexta-feira, junho 08, 2007

Živinice, Bosne i Hercegovine


A caminho de Kranjska Gora, Eslovenia

Dia 23, 1749 Km, Zivinice, Bosnia.
- - -
Finalmente consigo fazer upload de imagens. Colocarei algumas, em diferido de previos relatos.
Ha 4 dias que pedalo atraves de um pais ao qual associava guerra e inseguranca.
No entanto, nao encontrei um unico vestigio de manobras militares nem dos seus efeitos destruidores.
Sinto-me cada vez mais em aproximacao ao oriente. Em cada povoacao bosnia as cruzes que encimam as torres das igrejas compartem ceu com os minaretes das mesquitas (que avisto desde longe, ao aproximar-me de algum povoado). Os pequenos comercios (trgovinas) invadem os passeios com as suas bancas de fruta, bebidas, revistas. Abertos ate muito tarde.
Em outros paises por onde viajei em bicicleta era quase regra que a minha passagem despertasse alguma atencao. Quantas vezes houve reaccoes de espanto... Aqui, as pessoas sao completamente indiferentes a minha presenca e a comunicacao verbal continua em grandes dificuldades.
O nivel de vida e bastante mais baixo relativamente aos paises que o precederam nesta viagem. Em 4 dias gasto cerca de 25 euros.

- - -


Kranska Gora, Eslovenia.


A caminho de Bled. Eslovenia


A primeira comunhao.
Iva e a menina loura com camisa as riscas azuis e brancas.


O acordeonista e o policia.


O pai de Iva.


O policia que saltava do telhado da casa para a lagoa.


A casa da familia de Iva, onde dormi. Glina, Croatia.

- - -

O contacto social na Bosnia e, geralmente, frio. Mas, a estrelinha favorecedora de bons encontros continua activa e vigilante, sem me perder de vista. Ja aconteceram momentos que o asseguram. Por exemplo:
Numa bomba de gasolina, onde geralmente encontro os mapas de estrada, estes estavam esgotados. O gasolineiro, foi ao carro, e ofereceu-me o seu.
Um pouco mais a frente...
Pedalo numa estrada com muito transito, fixamente sigo a linha branca que divide a berma e na qual me fio como garante da minha seguranca. Um rapaz esta parado junto ao seu carro numa especie de parque e chama-me. Estende-me a mao e sauda:
- Hi, I am Dario!
- I am Joao.
- Joel?
- Joao
- Joel.
- Ok, Joel.
- Do you have time?
- Well... What I have most is time...

A historia e a seguinte... O Dario foi operado aos dentes do sizo no ano passado. Dias apos a operacao tem uma forte hemorragia. No hospital da sua localidade o medico nao estava. A caminho de Doboj, a cidade mais proxima, quase morre.
- Entao, eu estava ali deitado e pensei: Posso morrer mais cedo do que pensava... tenho que ir ver o mar a Croatia. O meu pai tem carro, a minha mae tem carro, a minha irma tem carro. Eu nao tenho carro... tenho bicicleta.
Assim, dentro de um mes penso ir em bicicleta ate a costa croata. sao 400 Km. Preciso de conselhos...
Falamos quase uma hora. Nao so sobre bicicletas e viagens, claro.
- Penso dormir nas margens dos rios. Mas, como tenho panico de cobras, terei que manter um bom fogo aceso toda a noite. Ou entao, posso dormir tambem nas muitas casas que ficaram abandonadas apos a guerra...
(...)
- Que fazes?
- Bom, eu estive, sem sucesso, 7 anos a estudar medicina. Sem sucesso porque passava todo o tempo a jogar computador. Agora, nao consigo encontrar trabalho. Poderia trabalhar a cortar arvores, por exemplo. Mas isso nao e para mim... Assim, ha 5 anos que tambem passo o tempo a jogar computador. Jogos online... e essa a comunidade a qual sinto que pertenco.
- - -


"Desfile" de casamento. Duga Resa, Croatia.


Ultimos km na Croatia.


Trgovina (loja). Croatia.



Bosnia

- - -
Nesse dia ainda pedalo ate Goransko Jezero (lago Goransko). Uma especie de area recreativa / praia fluvial.
Pergunto se posso acampar. - No problem!
Existe um pequeno restaurante, de fast food. Nao parece estar a funcionar. Mesmo assim, pergunto, aos rapazes que estavam sentados numa mesa exterior, se tem alguma coisa para comer. A resposta foi negativa.
Resignado a voltar a destapar o frasco de pesto (bem viajado, ja vem da Eslovenia) a partir do qual sobrevivo ha varios dias e a tingir novamente o pao de verde, rematando com os nutrientes contidos numa banana mal tratada... encaminho-me para a tenda. Mal me monto de novo na bicicleta, chamam-me...
- Eat? Yes. You can eat.
Pouco tempo de espera e tenho uma boa dose de salsichas, salada de tomate e um saco de pao. Quando tento pagar... apenas me cobram pela cerveja. A comida foi oferta.

- - -


Trgovina (loja). Bosnia


Teslic. Bosnia.


...bad place for a tent.


Contentor do exercito portugues. Goransko Jezero.

- - -
Ontem pedalei ao longo de outro lago, o Modracko. Nas suas margens estabeleceram-se moradias com jardim. Populacao sobretudo muculmana. Os sapatos ficam a porta. Muita gente trabalha no campo. Cortando e recolhendo feno.
A fronteira servia espera-me a cerca de 50 Km. Encaminho-me hoje para Zvornik, onde o rio Drina estabelece uma fronteira natural entre os dois paises.
Quando calculei a distancia, entre Milao e Istambul, recorri ao site Via Michelin. Dava pouco mais de 2000Km. Pensei: e coisa para um mes... Mas esse trajecto e calculado para automovel, escolhendo tambem as vias de comunicacao mais rapidas e directas...
Contabilizo ja 22 dias em que a progressao em bicicleta se reflecte no mapa, lentamente e em milimetros. Quando alcancar os 30 dias de viagem ainda estarei longe da cidade do Bosforo. As portas da Bulgaria, talvez...
Cada dia o zipper do saco-cama corre a fechar o dia e adormeco com memorias e questoes.
Umas vezes as voltas com a solidao, outras com entusiasmo alimentado por referencias recolhidas de fresco.
- - -
Radio Tamarugo conta com a vossa presenca.
Um grande abraco!


A origem desta emissao. Zivinice, Bosnia.


Self-portrait at Goransko Jezero. Bosnia.


Uma imagem para a Ines...



... e duas para o Augusto.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá,meu amor!
Acabo de ler o teu novo relato. Sinto que estás um pouco cansado e a acusar uma certa falta de comunicação, dadas as dificuldades da língua. Afinal o inglês não está assim tão universalizado. Tem talvez a ver com o nível de escolaridade das pessoas. Aqui também terias dificuldade em encontrar interlocutores em inglês nas zonas rurais.Mas tens sempre o telefone e a internet para comunicar connosco. Eu faço os possíveis para manter a onda Tamarugo em funcionamento.Tenho procurado em diversos mapas perceber onde estás e o tempo que faz por esses lados.Até me pareceu que já não estavas longe de Istambul.Hoje entras na Sévia, julgo
Alimenta-te bem!Gostei da self-foto. Estás bronzeado e "bem parecido".
Vou amanhã a PS e volto 2ª feira. Deves dar notícias entretanto...
As aulas estão a acabar, felizmente.Fico à espera de mais.
Muitos, muitos beijinhos da tia.

6:06 da manhã  
Blogger Sara said...

Heya João!

O auto-retrato é uma mega-novidade! (Bem fixe, digo eu!) É bom ver-te. Estás a actulizar o blog com muito mais frequência do que me deste a entender e ainda bem. É bom ter notícias.

Quanto às noites de solidão, não há nada como contar estrelas. :)

Abraço.

10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As tuas fotos lembraram me os filmes do Emir Kusturica. Gostei particularmente da estrada na floresta de folhosas. Também gosto de ler os comentarios encorajadores e ternos da tua tia e tuas amigas. Mereces.

Vou sonhando com as tuas descrições e fotografias. Come proteina de vez em qd para teres energia para pedalar, o pesto verde não é lá muito nutritivo :)

Que a força esteja contigo.
Cotovia

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá, filhote!
Estás bem? Gostamos sempre muito das tuas notícias. Por aqui tudo bem, incluindo o Alasca, no seu melhor...
O computador está na calha, o pior é que vou esquecendo o que aprendi.
Come bem e descansa o necessário. O que queremos é que tudo te corra sem problemas . A bicicleta tem estado à altura?
Muitos beijinhos do pai e da mãe.

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hey Joe, Joshua, Joel!

Devido a uma viagem sazonal de uma semana, de tão ou mais elevado encanto que a tua - fui ao Algarve - , só hoje é que sintonizei a Rádio Tamarugo.
Com um atraso de três posts, espero não ser penalizado no tamanho do tal saquinho...

Enquanto lia este diário ocasional, ía pensando: Este gajo fez-se à estrada para entrar num filme do Kusturica!...
É um estágio para Bollywood?

Um conselho de veterano aposentado: se sentires dificuldades nas subidas, não penses em rodas dentadas com mais dentes, pensa sim que o Kafka vai a correr atrás de ti.

um abraço da Casa Azul e, até já!

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Amigo,
É bom saber que estás bem e continuas a tua aventura em terras de grande hospitalidade. Agora que sei que a rádio está no ar(aquando de um telefonema para PS) vou de certeza sintonizá-la mais vezes. Grande abraço e continua com as belas descrições de cenários longíquos.
Grande Abraço, Nuno Marzia

6:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alô João

Soube que a rádio Tamarugo está novamente em funcionamento por um telefonema que recebi da India!
Já viste como estás popular!
Fico muito contente de voltarmos a poder estar em contacto com as tuas aventuras via Tamarugo.
Obrigada pela foto!

Bjs grandes
Inês

7:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querido João,

que maravilha ler notícias tuas e ver esses lugares com os teus olhos. Traz-nos o brilho e a frecura da viagem e enche-nos o coração de vida.
Um grande beijinho da Sara, Noa, Laura e Paulo

5:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home